1 de outubro de 2007

Assim falou....

"...o homem é uma corda estendida entre o animal e o super-homem. Uma corda sobre o abismo.


Perigosa para percorrê-la, é perigoso ir por esse caminho, perigoso olhar para trás, perigoso tremer e parar. O que é grande no homem é ele ser uma ponte e não uma meta. O que se pode amar no homem é ele ser uma passagem um declínio.


Eu amo só aqueles que sabem viver no estado de declínio porque são esses que chegam alto e além. Amo aqueles que cultivam um grande desdém, porque são aqueles que trazem em si grande veneração, são flechas do desejo disparadas para o outro lado da margem.


Amo aquele que vive para conhecer e que quer conhecer, para que um dia o viva. Assim é que a seu modo quer seu próprio declínio.


Amo aquele que ama a sua virtude porque a virtude é vontade de declínio e uma flecha do desejo. Amo aquele que não reserva para si uma só gota de seu espírito, mas que quer ser inteiramente o espírito de sua virtude, porque assim atravessa a ponte como um espírito.


Amo aquele que cuja alma é profunda, mesmo nos sofrimentos, e que pode morrer por qualquer acidente fútil, porque é de bom grado que cruzará a ponte. Amo aquele cuja alma transborda, a ponto de se esquecer de si mesmo e de que nele estão todas as coisas, porque assim todas as coisas convergirão para seu declínio...

....


e assim falou Zaratustra...


Françoá

Nenhum comentário: